Criar uma Loja Virtual Grátis
 

ENFERM. CAPUCHO
Qual o teu animal preferido?
CACHORRO
GATO
Ver Resultados

ANEMIA

FISIOPATOLOGIA

 

A anemia, em si não e um estado patológico especifico, mas um sinal de distúrbio adjacente. sem duvidas ,ela e a condição em que a concentração de hemoglobina esta abaixo do normal,reflete a presença de uma  quantidade menor de eritrócitos que o normal dentro da circulação .em conseqüência disso a quantidade de oxigênio liberada para os tecidos corporais também esta diminuída .

 

Existem muitos tipos de anemia, pôr todos podem ser classificadas em três amplas categorias etiológicas.

 

*perda de eritrócitos que ocorre com o sangramento, potencialmente a partir de qualquer fonte importante, como o trato gastrointestinal, útero, nariz ou ferida.

 

*produção diminuída de eritrócitos pode ser causada por deficiência de co fatores (acido fólico, vitamina b 12, e ferro necessário para a eritropoiese, a produção de hemácia também pode estar suprimida (por tumor, medicamentos, toxinas) ou esta inadequadamente estimulada por causa de uma carência de eritropoetina (como ocorre na doença renal crônica)

 

*destruição aumentada de eritrócitos pode ocorrer por causa de ser hiperativo (incluindo o hiperesprismo) ou porque a medula óssea produz eritrócitos anormais que em seguida, são destruídos pelo ser (a exemplo de anemia falciforme)

A conclusão sobre a anemia e causada pela destruição ou produção inadequada de eritrócitos.

 

 

 

MANIFESTAÇAO CLINICAS

 

Distúrbios do sono, diminuição do apetite, alteração de humor, anorexia, unhas fracas, queda de cabelo, queilose angular, desejo de ingerir substancia incomuns como gelo argila e sabão perversão do apetite (vontade de comer gelo arroz cru terra), sopro cardíaco, queilose angular

 

                     Complicações

As complicações gerais de anemia grave incluem insuficiência cardíaca, parestesia, e confusão. em determinado nível de anemia .os pacientes com cardiopatia subjacente são muito mais prováveis de apresentar angina ou sintomas de insuficiência cardíaca que aqueles em cardiopatia.

 

*Na insuficiência cardíaca, quando o nível de Hemoglobina e baixa o coração tende a bombear o fluxo sanguíneos com força para compensar os tecidos hipoxico, ou seja, diminui o debito cardíaco.

*no sistema neurológico pode causar deficiência de movimentos e coordenação motora.

*em gestantes pode a criança nascer com baixo peso e levar ao déficit de atenção.

 

 

Tratamento

 

Com base no histórico do paciente a correção da anemia vai depender muito da causa o qual o paciente foi exposto se For de causa alimentar deve ser corrigida com dieta equilibrada e rica em cores verdes como brócolis, couve, e feijão preto as proteínas também deve ser inserida nesta dieta conforme a renda familiar. O caso mais grave deve ser acompanhado por nutricionista e medico para evitar as possíveis complicações

 

 

DIAGNOSTICO DE ENFERMAGEM

 

 

*DEFICIT DE FERRO

*ALIMENTAÇAO INADEQUADA

*INGESTA DE VITAMINAS MENOR QUE NECESSIDADES DIARIAS

 

 

PRESCRIÇAO DE ENFERMAGEM

 

 

*iniciar o tratamento com reposição de ferro nos lactentes e pré escolares que apresentam dados de historia que indicarem caso de ferropenia (via oral)

 

*acompanhar periodicamente com consultas e exames hematimetricos com intervalo que depende do grau de anemia apresentada

*facilitar o acesso ao atendimento das intercorrencias que possam dificultar a adesão ao tratamento

*garantir retornos mensais para identificar falhas e objetivar o seguimento através da realização de novo hemograma em 02 meses de tratamento

*reorientar a alimentação que garantam as necessidades nutricionais especifica para cada faixa etária que possam eventualmente estar causando piora da ferropenia

*respeitar hábitos familiares e se ajustar aos recursos disponíveis.

*realizar exames de fezes para detecção de parasitas e orientar tratamento com intuito de diminuir o sangue oculto.

*manter reposição de dose terapêutica por mais 02 meses após a normalização dos níveis de hemoglobina e do vcm.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Toda criança, idoso, gestante, ou adulto com suspeita de anemia deve realizar hemograma completo, contagem de reticulocitos e quando possível protoparasitologico (crianças maiores de 01 ano) visando à confirmação do diagnostico e obtenção de outras informações úteis quanto à provável etiologia. Portanto, os resultados do hemograma e da contagem de reticulocitos, alem de confirmarem a presença de anemia, orientam quando associados obtidos na historia e exame físico. e recentemente a redução da carência de ferro no brasil foi priorizada entre as diretrizes da política nacional de alimentação e nutrição .a prevalência de anemia no mundo e,especialmente,nos países em desenvolvimento justifica  a busca de medidas profiláticas de natureza coletiva no âmbito da saúde publica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografias manual de condutas medicas. PSF MINISTERIO DA SAUDE. pag. 205,206,207 ano 2004.tratado de enfermagem medico cirúrgica 10 edição pag. 9 28 editora Guanabara  koogan.atualização terapêutica 2007 f Cintia do prado.Jairo ramos pag. 645,646,647 23 edição


PESQUISAS DIVERSAS

TUBERCULOSE

O QUE E TUBERCULOSE

 

A tuberculose, popularmente conhecida como ``física,mancha no pulmão ,ou pulmão fraco,e uma doença contagiosa que atinge os pulmões,podendo localizar-se nos rins,ossos ,pleura ,gânglios,meninges e outros órgãos.quando atinge os pulmões,recebe o nome de tuberculose pulmonar;ao atingir outros órgãos,e chamada de tuberculose extra pulmonar.

O micróbio causador e o Mycobacterium Tuberculose, também conhecido como bacilo de Koch (BK), em homenagem ao seu descobridor, Robert koch.

 

No Brasil, a tuberculose continua representando grave problema de saúde. como exemplo,em 1998 foram notificados  82.062 novos casos.

 

Um dos grandes desafios para sua cura e o elevado numera de pessoas que abandonam o tratamento, que em alguns estados chega a mais de 25%%, ou seja, de cada 100 pessoas que iniciam o tratamento, 25 abandonam. considerando tal fato ,e preciso trabalhar que isso não aconteça;realizando visitas omiciliares,agendando  as consultas,facilitando o acesso dos pacientes a unidade de saúde ereforçando anessecidade  do tratamento.

 

As pessoas que iniciam o tratamento e não completam permanece transmitindo à doença a comunidade. assim sendo,e fundamental a participação da equipe de saúde e lideranças comunitárias nas ações de controle de tuberculose.

 

Como se pega a tuberculose?

 

Através de gotículas eliminadas no ar pela tose,fala ,espiro de uma pessoa com tuberculose pulmonar. o contato direto e permanente com  o paciente em ambiente fechado,com pouca ventilação e ausência de luz solar,representa maior chance de outra pessoa ser infectada com o bacilo da tuberculose.

 

As gotículas menores, contendo o bacilo de koch, têm maior chance de atingir os pulmões. onde podem se is talar livremente.

 

As gotículas maiores, que se depositam no chão ou sobre objetos como copo, pratos, talheres, não oferecem perigo de transição da doença. Não de pega tuberculose bebendo no copo ou utilizando o mesmo talher do paciente,desde que sejam bem lavados.

 

O desenvolvimento da tuberculose e favorecido por fatores como precárias condições de vida, desnutrição. enfraquecimento por desgaste físico,alcoolismo ou doenças como AIDS,diabetes,câncer

 

O bacilo se instala inicialmente no pulmão, causando ou não a tuberculose pulmonar. A partir daí, pela corrente sanguínea, atinge outros órgãos levando ou não ao adoecimento.

 

Como prevenir e controlar a tuberculose?

 

Uma das formas de prevenção da doença e a vacinação com a BCG,, administrada no braço direto da criança nos primeiros dias de nascido e obrigatório no primeiro ano a vacina previne contra a forma grave da doença. A vacina diminui o aparecimento de formas meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.

 

Sinais e sintomas da TB

 

Tosse a mais de duas semanas, febre baixa, fraqueza, perda de apetite, suores noturno, dores no peito, nas costas e, às vezes, escarro com sangue

 

Exames para se detectar Tuberculose

 

  • Amostra de escarro três coleta em jejum. (Bacilos copia);
  •  Cultura de escarro;
  • Raio x de tórax;
  • Exame de sangue para detectar HIV;
  • Teste tuberculina (ppd).

 

Tratamento

 

A medicação e fornecida pela unidade de saúde com duração de 06 meses sem interrupção e deve ser supervisionada no inicio 03 vezes na semana, na 01 fase do tratamento pelo menos 01 vez por semana nas 02 fases nos 04 meses seguinte.

São elas rifanpicina, pirazinamida e isoniazida e só faz internamento apenas nos casos mais grave.

 

Fonte

 

Ministério da saúde 2001/secretaria de políticas de saúde.

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional